Mesmo com atraso no plantio, produtividade do milho poderá chegar a 110 sacas em MT

  1. Home
  2. /
  3. Noticias
  4. /
  5. Mercado Futuro
  6. /
  7. Mesmo com atraso no...

Produtores rurais de Mato Grosso poderão manter uma boa produtividade na safra de milho deste ano. Caso seja cumprida a expectativa do Circuito Tecnológico – Etapa Milho, evento realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), a produtividade medida no Estado deve alcançar 110 sacas por hectare na safra 2014/2015.

As informações obtidas em campo com os produtores mostram ainda que na safra passada (13/14), a produção também alcançou 110 sacas por hectare. Apesar dos altos índices, ressalta-se que boletim do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) veiculado nesta semana apontou que em ambas as safras a produtividade não deve passar de 100 sacas por hectare.

“O Circuito-Tecnológico aponta a impressão de regiões. Os resultados foram positivos com relação a produtividade, mas ainda é muito cedo para apontarmos se teremos realmente uma boa safra em relação a produtividade ou não. A colheita da segunda safra de milho está apenas começando”, ressaltou o diretor técnico da Aprosoja, Nery Ribas.

Quanto a área medida plantada, ainda segundo dados do Imea, Mato Grosso deverá sofrer um recuo na cobertura plantada e deverá atingir 2.965.781 mil hectares na safra 2014/2015.

O Circuito Tecnológico – Etapa Milho é um evento realizado pela Aprosoja em parceria com a Embrapa, para diagnosticar o estado das lavouras de milho no Estado. O evento foi patrocinado pela Syngenta e Kleffmann e recebeu apoio do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Chuva

De acordo com o boletim do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), as chuvas que caíram no Estado nos meses de abril e maio auxiliaram o produtor na manutenção das lavouras e consequentemente irão garantir uma boa produtividade.

Isso porque, um grande volume do cereal foi semeado fora da chamada “janela ideal”, que vai até o dia 25 de fevereiro. Além disso, as chuvas auxiliaram as lavouras a não serem prejudicadas. Vale ressaltar que a produtividade depende da qualidade das sementes utilizadas, quantidade e qualidade dos insumos, entre outros fatores.

“No início da safra, tínhamos o receio de que o atraso do plantio do milho pudesse prejudicar a produção, mas o clima bom está contribuindo para que tenhamos sucesso na produtividade”, disse Cid Sanches, gerente de planejamento da Aprosoja.

Fonte: Aprosoja MT

Baixe grátis nossos E-books:

Nosso curso de Spread está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso MasterClass está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso de Análise Gráfica e Técnica está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos