Vídeos 5 de março de 2018, 11:06h

Mapa deve suspender preventivamente exportações da BRF por acobertamento de salmonela

Na Operação Trapaça, 2ª fase da Operação Carne Fraca, as investigações comprovam, segundo relatório da PF/Mapa, que a BRF não informava a salmonela pullorum em algumas de suas granjas integradas, que acomete aves e é de notificação obrigatória, mesmo não sendo prejudicial à saúde humana. Exportações da empresa deverão ser severamente prejudicadas e a repercussão internacional poderá se abater em todo o sistema exportador de aves, embora se espera que a agilidade do governo em acompanhar o caso e informar aos países importadores possa neutralizar efeitos em cascata como ocorreu na 1ª fase da Carne Fraca, em 2017.

Ênio Marques, ex-titular da Defesa Agrobrasileira em duas ocasiões, se diz surpreso em como uma empresa do porte da BRF, entre as duas maiores exportadores de proteína animal, se envolveu em mais esse caso, especialmente depois da situação criada na Operção Carne Fraca. Ele acredita que o governo deva suspender temporariamente as certificações de exportações da empresa, cuja gestão ele vê como “temerária”.

A PF, com apoio do Mapa, emitiu 91 ordens judiciais, levando à prisão nesta manhã (5/3) até do ex-presidente do grupo, Pedro de Andrade Faria. Estão envolvidos veterinários, cinco laboratórios credenciados pelo Mapa, os profissionais técnicos da empresa e possivelmente agentes públicos.

De posse do relatório que recebeu do Mapa, Marques notou investigações robustas e que comprovam o acobertamento de casos de salmonela pullorum, animal, de notificação obrigotória.

Essas investigações teriam contado com depoimentos de granjeiros integrados, que assumiram. nas investigações, a conivência com a BRF.

Ênio Marques acredita que o caso, internacionalmente, pode ficar restrito à BRF, com graves prejuízos em suas exportações, mais grave ainda porque a empresa noitificou prejuízos extraordinários em seu balanço de 2017.
A participação do Mapa no curso das investigações, com a área de inteligência criada após a Carne Fraca, poderá evitar que os importadores estendam alguma punição a outras empresas concorrentes da BRF, com prejuízos mais dimensionados à balança comercial brasileira.

Por: Giovanni Lorenzon
Fonte: Notícias Agrícolas

Compartilhe:



Comente no Facebook:

Desenvolvido por Investing.com

Livro

Mercados Futuros

Como vencer operando futuros

Adquira aqui seu exemplar
Acompanhe

Cotações Internacionais

100% gratuitas, veja agora

Facebook Notícias Agrícolas

Dúvidas sobre Mercados Futuros:

contato@operefuturos.com.br

Quer anunciar neste site? Entre em contato:

Publicidade Popular - (51)4042.9919 ou gabriel@m5agenciadigital.com.br