Santander lança transferência internacional com uso do blockchain

  1. Home
  2. /
  3. Noticias
  4. /
  5. Pelo mundo
  6. /
  7. Santander lança transferência internacional...

O Santander anunciou o lançamento de uma aplicação que permite a transferência de recursos entre países com o uso da tecnologia blockchain, a mesma utilizada na transação com criptomoedas, sendo que a mais conhecida é a Bitcoin. A princípio, para clientes no Brasil, o One Pay FX estará disponível apenas para remessas de libras para o Reino Unido, mas o número de países e moedas será expandido nos próximos meses.

— O One Pay FX utiliza tecnologia baseada em blockchain para disponibilizar um modo rápido, simples e seguro de transferir dinheiro internacionalmente — explicou Ana Botín, presidente do Grupo Santander.

Blockchain (ou cadeia de dados) é uma tecnologia que funciona como o livro de registro de uma transação, mas ele é feito de forma descentralizada, ou seja, espelhada por diversos computadores. Em tese, isso torna uma operação feita nesse sistema mais segura, porque a transação fica registrada em vários lugares e é mais difícil de ser corrompida. Muito usada para autenticar as operações com criptomoedas, bancos e empresas estão estudando aplicações que têm como origem essa tecnologia.

No Brasil, o One Pay FX estará disponível primeiro para clientes pessoas físicas do segmento Select (alta renda) em operações limitadas ao equivalente a US$ 3 mil e podem ser feitas pelo aplicativo do banco. Por enquanto, não está prevista a cobrança de tarifa. Clientes dos demais segmentos terão acesso ao serviço até o final do semestre.

O banco garante que o dinheiro estará disponível para o destinatário em até duas horas, desde que feita no horário de expediente do banco de destino. Hoje, uma remessa de câmbio entre pessoas físicas pode demorar até dois dias, uma vez que precisa passar pelo sistema da Swift, que integra bancos de diversos países para garantir as transferências internacionais. Essas instituições, cobram uma remuneração por esse serviço. A blockchain não necessita dessa rede e, em tese, pode reduzir o custo desse tipo de transação.

—Acreditamos que a tecnologia não é um fim, mas um meio de oferecer soluções para facilitar o dia a dia das pessoas. No caso das transferências internacionais, o blockchain tem um efeito transformador, com benefícios inequívocos para os nossos clientes — disse o presidente do Santander Brasil, Sérgio Rial.

—O valor é o suficiente para atender aos clientes que têm um filho ou parentes no exterior, pagam por tratamentos de saúde ou mantêm um imóvel fora do Brasil, entre outras necessidades — explicou Geraldo Rodrigues Neto, superintendente executivo de Segmentos e Produtos para Pessoa Física do Santander Brasil.

Além do Brasil, outros países onde o Santander está presente também vão poder fazer esse tipo de remessa com blockchain. Do Reino Unido, a opção está disponível para a Europa e Estados Unidos. Da Espanha, para o Reino Unido e Estados Unidos e do Brasil e Polônia, para o Reino Unido.

Leia mais em O Globo

 

Fonte: O Globo

Baixe grátis nossos E-books:

Nosso curso de Spread está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso MasterClass está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso de Análise Gráfica e Técnica está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos