O mais completo em mercados futuros

Análise Gráfica

Home » Análise Gráfica » Tipos de Gráficos

Tipos de Gráficos



Os gráficos são utilizados para acompanhar a evolução dos preços. Existem alguns tipos de gráficos, os mais comumente utilizados são:

Gráfico de Linha

Bastante conhecido pela maioria das pessoas, geralmente utilizado em demonstrações financeiras, índices de preços e bolsas. Apenas marca o preço de fechamento, não podendo visualizar preços de abertura, fechamento e oscilações.

Gráfico de Barra

Bastante utilizados por grafistas dos EUA e pelo famoso Alexander Elder (grande operador do mercado de capitais), onde é possível se visualizar o comportamento de preços no período examinado. Cada barra representa um determinado período, 1 minuto, 1 hora ou 1 dia e através dele consegue-se visualizar o preço de abertura (A), fechamento(F), oscilação máxima(Max) e oscilação mínima(Min).

Gráfico de Candlesticks

É o mais utilizado atualmente para análise de preços e foi criado pelo japonês Munehisa, que operava no mercado futuro de arroz. Cada candle representa um determinado período, 1 minuto, 1 hora ou 1 dia e através dele consegue-se visualizar o preço de abertura (A), fechamento(F), oscilação máxima(Max) e oscilação mínima(Min). Candle significa vela em inglês, pois assemelha-se a uma vela. Geralmente quando ele é de alta sua cor é verde e quando é de baixa vermelho.

Semelhante ao gráfico de barras quanto as informações contidas mas com formas diferentes de serem representadas(velas),este gráfico nos permite estudá-lo de uma maneira bem mais completa no sentido de termos formações de” figuras” que representam vários possíveis movimentos de acordo com sua estrutura.Sua diferença fundamental em relação ao gráfico de barras é que toda ênfase é dada aos preços de abertura e fechamento,comparando com o formato da barra tradicional,a vela apresenta a seguintes diferenças:

– A área entre a abertura e o fechamento de cada barra é interligada,criando um corpo.

– Se no final de um dia de pregão, o fechamento for maior do que o da abertura,o corpo é de cor branca, verde ou vazado(sem preenchimento).Se o fechamento ficar abaixo da abertura,o corpo é simplesmente escurecido, vermelho (ou preenchido). Assim uma vela sem preenchimento mostra uma ação de mercado positivo e é altista.


Compartilhe esta página!

Comente esta página no FACEBOOK!


OpereFuturos.com.br   |   Todos os direitos reservados   |   Criado por M5 Agência Digital
Fones: (51)3516.3467   |   contato@operefuturos.com.br

Nosso conteúdo está registrado na Biblioteca Nacional, utilizá-lo sem autorização implicará em medidas legais.