Café Arábica

O café foi descoberto pelo pastor Kaldi, que viveu na Absínia, hoje Etiópia, há cerca de mil anos. Conta a história que Kaldi, observando suas cabras, notou que elas ficavam alegres e saltitantes e que esta energia extra se evidenciava sempre que mastigavam os frutos de coloração amarelo-avermelhada dos arbustos existentes em alguns campos de pastoreio.

Ele começou a utilizar os frutos na forma de infusão, percebendo que a bebida o ajudava a resistir ao sono enquanto orava, ou em suas longas horas de leitura. Esta descoberta se espalhou rapidamente entre os monastérios, criando uma demanda pela bebida.

O Brasil é o maior produtor mundial de café e responsável por 30% do mercado mundial, sendo assim nossa bolsa possui grande correlação com bolsas internacionais. A principal delas é a de Nova Iorque – NYBOT (ICE), sendo que os Estados Unidos é o maior mercado consumidor do Mundo.

Cabe ressaltar que o mercado futuro de café é o segundo mais volátil do mundo, perdendo apenas para o petróleo, ou seja, é uma das commodities em que o preço mais oscila. Essa volatilidade faz desta commodity a mais indicada para operações de curto-prazo, porque geralmente o café dá oportunidades diárias de compra e venda. As cooperativas de café e seus produtores são entre todas as comunidades ligadas a commodities, os mais evoluídos em relação ao conhecimento sobre mercado futuro, pois boa parte já participa do mesmo e o utiliza para se proteger das oscilações de preço.  Operações de SPREAD não são muito indicadas nessa commodity, porque os contratos possuem entrega física e alguns não possuem muita liquidez, ficando sob controle de alguns players (investidores, cooperativas, torrefadoras), o que pode fazer com que se fique vulnerável a vontade dos mesmos, prejudicando assim o resultado da operação. Para quem gosta de operações de curto prazo, o café é umas das melhores alternativas do mercado de capitais brasileiro.

Alguns fatores que influenciam nas cotações na BM&F para aqueles que gostam de operar no curto prazo.

  • Cotação do petróleo em NYMEX (CME GROUP) – Bolsa de Nova Iorque, possui boa correlação, pois o petróleo é a principal e mais negociada commodity e acaba influenciando nas demais, algumas mais outras menos. Existe também correlação com o Índice Dow Jones,
  • Cotação do café em Nova Iorque – NYBOT (ICE), correlação muito grande, mercado brasileiro praticamente opera semelhante ao nova-iorquino, quem deseja operar no curto prazo deve possuir a cotação de NYBOT (ICE) on line, pois o mercado que dita o preço é o americano,
  • Como a commodity é cotada em dólar é importante acompanhar o dólar e seu preço em reais. Correlação com dólar é inversa, dólar para cima café para baixo e vice e versa.

 

Especificações contrato de Café Arábica – ICF:

Código: ICF
Cotação: Dólares por saca de 60kg.
Unidade de Negociação: 100 sacas de 60kg (6 toneladas).
Meses de Vencimento: Março, Maio, Julho, Setembro e Dezembro.
Data de Vencimento: Sexto dia útil anterior ao último dia útil do mês Vencimento.
Corretagem Normal: 0,30%.
Corretagem Day Trade 0,07%.
Liquidez Mínima: 1 em 1 contrato.
Cálculo de Volume: Cotação x Dólar x 100 x Nº de Contratos.

Fonte: Própria

  • Cada U$ 1,00 na cotação equivale a U$ 100,00 por contrato,
  • A margem de garantia é em torno de 10% do volume total,
  • O limite de Oscilação é de 9% para cima ou para baixo.
  • Praça de Referência é São Paulo – SP.

Aprenda os códigos:

Fonte: Própria

O contrato de Café Arábica na BM&F possuía grande participação de estrangeiros que realizavam operações de arbitragem (operação semelhante ao SPREAD, mas realizada entre diferentes bolsas) e hedge, porém uma medida de aumento na taxa de IOF praticamente os expulsou (estrangeiros), conforme podemos ver no gráfico a seguir:

Fonte: BM&F Bovespa

Gráfico Mensal de 2003 a 2018, evolução preços e volume de negócios do Contrato Futuro Café Arábica – ICF:

 

 

Fonte: Broadcast

 

Todas Especificações Técnicas

http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/listados-a-vista-e-derivativos/commodities/futuro-de-cafe-arabica-tipo-4-5.htm

Compartilhe:



Comente no Facebook:

Desenvolvido por Investing.com

Livro

Mercados Futuros

Como vencer operando futuros

Adquira aqui seu exemplar
Acompanhe

Cotações Internacionais

100% gratuitas, veja agora

Facebook Notícias Agrícolas

Dúvidas sobre Mercados Futuros:

contato@operefuturos.com.br

Quer anunciar neste site? Entre em contato:

Publicidade Popular - (51)4042.9919 ou gabriel@m5agenciadigital.com.br