Periodicidade Gráfica

Cada candlestick ou barra representa um período.  Os períodos dividem-se em intraday, podendo ser:

1     Minuto

5  Minutos

15   Minutos

30   Minutos

60   Minutos

120 Minutos e etc.

Os períodos de maior prazo podem ser diários, semanais, mensais e anuais. O tempo gráfico geralmente é determinado pelo tipo de operação que irá ser realizada, ou seja, uma operação de curto prazo (Day trade) compra e venda no mesmo dia, provavelmente utilizará gráficos intraday de períodos curtos. Uma operação fundamentalista, onde deseja-se colocar um ativo em carteira por um período maior, provavelmente utilizará o gráfico diário.

 Triple Screen: Alexander Elder, famoso trader, costuma antes de qualquer operação analisar três tempos gráficos para assim definir seu viés e buscar pontos de compra ou venda. Ele analisa o gráfico semanal e verifica se a tendência é de alta ou de baixa, feito isto, analisa o gráfico diário para confirmar essa tendência e por último analisa o gráfico intraday, onde busca o ajuste fino para encontrar o melhor ponto de entrada durante o dia. O ajuste mais fino ainda é buscar na leitura de fluxo os pontos de compra ou venda no book de oferta para operações de curto prazo.

 

Gráfico Diário

 

 

Gráfico Diário Contrato Futuro de Dólar DOL$ – Dezembro 2017/Março 2018 – Fonte: Agência Estado

Neste gráfico acima (diário) cada candle indica seu comportamento durante” aquele dia” específico. Este gráfico destina-se a análises mais “macros” de um ativo.

 

Gráfico Semanal

Gráfico Semanal Contrato Futuro de Dólar DOL$ – Outubro 2017/Março 2018 – Fonte: Agência Estado

Neste gráfico acima(semanal) cada barra indica o comportamento do mercado durante “aquela semana”,ou seja,cada candle indicará a abertura do mercado no primeiro dia daquela semana,sua máxima e sua mínima que acontecerá dentro daquela semana e seu fechamento no último dia da semana analisada.

Gráfico Intraday de 60 minutos

Gráfico 60 minutos Contrato Futuro de Dólar DOL$ – Fevereiro 2017/Março 2018 – Fonte: Agência Estado

Neste gráfico acima (intraday de 60 minutos) verificamos que candle corresponde ao que refletiu o mercado no período de 60 minutos, onde a cada tempo determinado (neste caso 60 min.) se plotará novo candle, por esse motivo que este tipo de gráfico se destina a tomadas de decisões mais “rápidas” que os acima citados, ou seja, quanto menor seu período, maior o número de candles plotados e consequentemente maior sua velocidade na tomada de decisão de entrada e saída da sua posição.

Compartilhe:



Comente no Facebook:


Livro

Mercados Futuros

Como vencer operando futuros

Adquira aqui seu exemplar
Acompanhe

Cotações Internacionais

100% gratuitas, veja agora

Acesso a conteúdo EXCLUSIVO

Você pode fazer parte da Opere Futuros, fique por dentro de todas as novidades e tenha acesso a conteúdos exclusivos em nosso site, faça login com seu facebook e faça parte.

OBS.: Você está autorizando o envio de newsletter pela Opere Futuros, seu email e seus dados não serão divulgados para terceiros.

Facebook Notícias Agrícolas

Dúvidas sobre Mercados Futuros:

contato@operefuturos.com.br

Quer anunciar neste site? Entre em contato:

Publicidade Popular - (51)4042.9919 ou gabriel@m5agenciadigital.com.br