Tipos de Gráficos

Os gráficos são utilizados para acompanhar a evolução dos preços. Existem alguns tipos de gráficos, os mais comumente utilizados são:

Gráfico de Linha

Bastante conhecido pela maioria das pessoas, geralmente utilizado em demonstrações financeiras, índices de preços e bolsas. Apenas marca o preço de fechamento, não podendo visualizar preços de abertura, fechamento e oscilações.

 

 

Gráfico Mensal Contrato Futuro Café ICF$ – Ano 2003 a 2018 – Fonte: Agência Estado

Como podemos observar na ilustração acima,um gráfico de linha onde conseguimos análisar o comportamento dos preços de fechamento de um determinado ativo.

Gráfico de Barra

Bastante utilizados por grafistas dos EUA e pelo famoso Alexander Elder (grande operador do mercado de capitais), onde é possível se visualizar o comportamento de preços no período examinado. Cada barra representa um determinado período, 1 minuto, 1 hora ou 1 dia e através dele consegue-se visualizar o preço de abertura (A), fechamento(F), oscilação máxima(Max) e oscilação mínima(Min).

*Nota: Nascido em Leningrado e crescido na Estônia onde cursou medicina.Trabalhou como psiquiatra em Nova Iorque .Sua experiência como psiquiatra lhe proporcionou uma teoria única sobre a psicologia da negociação.Autor de várias obras ligadas a psicologia do mercado e disciplina operacional.

Gráfico Mensal Contrato Futuro Café ICF$ – Ano 2003 a 2018 – Fonte: Agência Estado

Observe neste exemplo do mesmo ativo, mas com suas oscilações mais abrangentes por se tratar de um gráfico de barras onde se contém mais informações (abertura. Máxima, mínima e fechamento) que o gráfico de linha.

Fonte: Agência Estado e Própria

Nota-se que em cada barra temos quatro importantes e fundamentais informações,são elas: abertura,máxima,mínima e fechamento onde conseguimos analizá-la com maiores detalhes o comportamento do mercado naquela barra plotada e daí tirar maior proveito da análise que estamos fazendo.

Gráfico de Candlesticks

É o mais utilizado atualmente para análise de preços e foi criado pelo japonês Munehisa, que operava no mercado futuro de arroz. Cada candle representa um determinado período, 1 minuto, 1 hora ou 1 dia e através dele consegue-se visualizar o preço de abertura (A), fechamento(F), oscilação máxima(Max) e oscilação mínima(Min). Candle significa vela em inglês, pois assemelha-se a uma vela. Geralmente quando ele é de alta sua cor é verde e quando é de baixa vermelho.

Gráfico Mensal Contrato Futuro Café ICF$ – Ano 2003 a 2018 – Fonte: Agência Estado

Fonte: Agência Estado e Própria

 

Semelhante ao gráfico de barras quanto as informações contidas, mas com formas diferentes de serem representadas (velas). Este gráfico nos permite estudá-lo de uma maneira bem mais completa no sentido de termos formações de” figuras” que representam vários possíveis movimentos de acordo com sua estrutura. Sua diferença fundamental em relação ao gráfico de barras é que toda ênfase é dada aos preços de abertura e fechamento, comparando com o formato da barra tradicional, a vela apresenta a seguintes diferenças:

– A área entre a abertura e o fechamento de cada barra é interligada, criando um corpo.

– Se no final de um dia de pregão, o fechamento for maior do que o da abertura, o corpo é de cor verde ou vazado (sem preenchimento). Se o fechamento ficar abaixo da abertura, o corpo é geralmente de cor vermelha (ou preenchido). Assim uma vela sem preenchimento mostra uma ação de mercado positivo e é altista. Uma vela preta mostra uma sessão de mercado negativo e é baixista.

Fonte: Análise Técnica, teorias, ferramentas e estratégias de Márcio Noronha

 

Compartilhe:



Comente no Facebook:

Desenvolvido por Investing.com

Livro

Mercados Futuros

Como vencer operando futuros

Adquira aqui seu exemplar
Acompanhe

Cotações Internacionais

100% gratuitas, veja agora

Facebook Notícias Agrícolas

Dúvidas sobre Mercados Futuros:

contato@operefuturos.com.br

Quer anunciar neste site? Entre em contato:

Publicidade Popular - (51)4042.9919 ou gabriel@m5agenciadigital.com.br