Safras e Entressafras

É importante saber os períodos de safra e entressafra das commodities, pois assim é possível entender os preços do mercado como um todo. Os contratos que representam essas fases geralmente são os mais líquidos e o mercado costuma precificar com mais atenção estes vencimentos. Uma prática interessante é buscar operações na compra nos períodos de entressafra e na venda, em períodos de safra.

Boi

O Brasil possui o maior rebanho comercial de boi, tendo como praça de referência para os preços Araçatuba em São Paulo. O mês de maio é considerado o mês de “safra” de bois, porque nesta época do ano há uma oferta maior de animais terminados.  O contrato de safra é o BGIK (Contrato Futuro mês de maio). O período de “entressafra” é o mês de outubro BGIV (contrato futuro mês de outubro), pois nesta época a oferta é menor de animais terminados (prontos para abate). Com a evolução nas técnicas de confinamento e pasto, cada vez mais a produção está sendo distribuída no decorrer do ano, ficando cada vez menos marcante os meses de safra e entressafra.

Café

O Brasil é o maio exportador de café do mundo, sendo responsável por mais de 30% do mercado mundial. O período de Entressafra do café é em meados de Março e seu contrato é ICFH (Contrato Futuro mês de março). A safra de café vai de junho a setembro e é representada principalmente pelo contrato ICFU (Contrato Futuro do mês de setembro).

Milho

O Brasil é o 3º maior produtor de milho do mundo e mais de 60% da produção é voltado para o consumo interno, principalmente na alimentação de animais, sendo que apenas 15% da produção é voltada para o consumo humano. O período de Safra (Verão) vai de fevereiro a maio e é representado nos contratos de CCMH (Contrato Futuro mês março) e CCMK (Contrato Futuro mês maio). Existe a safrinha, que virou “safrona” cuja a colheita se dá de junho a setembro, que é representada no contrato CCMU ( Contrato Futuro do mês de setembro). O período de entressafra é de dezembro a janeiro representado principalmente pelo contrato CCMF (Contrato Futuro mês janeiro).

Soja 

O Brasil é o 2º maior produtor do mundo e exporta aproximadamente 80% de toda sua produção. O período de Safra vai de fevereiro a maio e é representado nos contratos de SFIH (Contrato Futuro mês março) e SFIK (Contrato Futuro mês maio). O período de entressafra é de Setembro a Dezembro e é representado principalmente pelo contrato SFIU (Contrato Futuro mês setembro).

Etanol

O Brasil é o maior produtor de etanol de cana-de-açúcar do mundo. A safra se dá no mês de maio ETHK (Contrato Futuro mês maio) a novembro ETHX (Contrato Futuro mês novembro). A entressafra se dá no período que antecede a safra.

Compartilhe:



Comente no Facebook:

Desenvolvido por Investing.com

Livro

Mercados Futuros

Como vencer operando futuros

Adquira aqui seu exemplar
Acompanhe

Cotações Internacionais

100% gratuitas, veja agora

Facebook Notícias Agrícolas

Dúvidas sobre Mercados Futuros:

contato@operefuturos.com.br

Quer anunciar neste site? Entre em contato:

Publicidade Popular - (51)4042.9919 ou gabriel@m5agenciadigital.com.br