Veja as empresas com a banda larga fixa mais rápida segundo a Netflix

  1. Home
  2. /
  3. Noticias
  4. /
  5. Tecnologia
  6. /
  7. Veja as empresas com...

Serviços de fibra óptica que apostam no FTTH começam a despontar como as melhores opções
A Netflix revelou o seu já tradicional Índice de Velocidade de Conexão, que mostra quais operadoras de banda larga fixa oferecem as melhores taxas de transferência para acesso ao conteúdo da plataforma de streaming de vídeo. E é curioso notar como as coisas mudaram nos últimos meses.

Historicamente, a Live TIM sempre nadou de braçada no ranking da Netflix, mas agora o serviço têm duas outras opções à sua frente. No topo da lista agora está a Oi, que tradicionalmente ocupava a última colocação entre os serviços medidos pela plataforma. No segundo lugar está o serviço de internet por fibra óptica da Algar.

O que aconteceu foi que o ranking passou a medir dois serviços distintos da Oi, separando a medição da internet via cabo convencional da fibra óptica. O resultado é que os assinantes do serviço DSL da Oi ainda amargam a parte mais baixa da lista, enquanto os usuários do Oi Fibra aproveitam a conexão mais rápida com os servidores da Netflix entre todas as empresas analisadas ao longo do mês de abril, atingindo uma taxa de transferência média de 3,88 Mbps.

O serviço de fibra óptica da Oi é razoavelmente novo e foi introduzido no final do ano passado, e, segundo a companhia, já há 1,7 milhão de casas passadas por fibra na modalidade FTTH (na qual a fibra óptica chega até a residência do usuário), o que é um número considerável. A TIM, por exemplo, menciona em seu comunicado de resultados do primeiro trimestre deste ano a cobertura de 1,3 milhão de domicílios na modalidade FTTH, o que indica que a liderança da Oi não se deve apenas a uma amostragem pequena de usuários.

Os resultados da modalidade de fibra da Oi também têm se mantido consistentes nos últimos meses. A empresa tem ocupado o topo do ranking da Netflix com alguma folga desde fevereiro, que foi quando o serviço passou a ter seus resultados considerados para inclusão na lista.

Na segunda colocação está o serviço de fibra óptica da Algar, que também começou a ser medido há pouco tempo, com sua primeira aparição no ranking datando de janeiro. Também se trata de um novo esforço de difusão da banda larga por fibra da empresa que tem sede em Minas Gerais. A companhia mineira teve um resultado de 3,53 Mbps.

No terceiro lugar também vem um novo participante, mas conhecido de longa data. Trata-se da TIM Live Ultrafibra, que se distingue da TIM Live Ultra justamente pela fibra óptica que lhe dá o nome. É a primeira vez que a modalidade Ultrafibra aparece no ranking, contando com uma velocidade média aferida de 3,36 Mbps nos cálculos da Netflix.

Queda geral

Também chama a atenção o fato de que todos os serviços que já apareciam na lista em março viram seus resultados despencarem ao longo do último mês, o que é curioso.

Em março, quando foi percebido um movimento geral de alta, a velocidade média registrada no ranking foi de 3,21 Mbps. Já em abril, esses números caíram para 3,13 Mbps, o que representa uma queda de 2,5% em um mês.

É pouco provável que a queda seja fruto de um declínio de qualidade geral das operadoras brasileiras, já que todas as operadoras medidas pela Netflix viram uma queda similar no período de um mês. É mais provável que a queda seja um desvio estatístico na medição, já que o movimento também foi notado em outros países.

Por exemplo, nos Estados Unidos, o resultado médio que era de 4,15 Mbps em março caiu para 4,02 Mbps em abril, o que é uma queda de 3,13% de um mês para o outro. Novamente, o movimento de queda foi aferido em todas as operadoras, não apenas em uma empresa ou outra.

 

Fonte: Agencia Estado

 

Baixe grátis nossos E-books:

Nosso curso de Spread está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso MasterClass está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso de Análise Gráfica e Técnica está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos