Produção de etanol de milho deve revolucionar agroindústria mato-grossense

  1. Home
  2. /
  3. Noticias
  4. /
  5. Mercado Futuro
  6. /
  7. Produção de etanol de...

Mato Grosso, um dos canteiros mais férteis da agricultura mundial, deve viver nos próximos anos uma grande revolução agroindustrial impulsionada pela produção de etanol de milho. Essa foi a avaliação de especialistas do agronegócio na manhã desta sexta-feira (9), na abertura da 3ª temporada do Projeto Mais Milho, em Rondonópolis. O projeto é uma realização da Associação Brasileira de Produtores de Milho (Abramilho), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) e Canal Rural, com a coordenação técnica da Embrapa Milho e Sorgo.

Durante a abertura do evento, o presidente da Aprosmat, Gutemberg Carvalho Silveira, saudou o presentes e associados e agradeceu a parceria com o Canal Rural. “Quero agradecer aos associados a confiança depositada em mim, de estar a frente desta instituição. Esse dia ficará marcado para nós, pois hoje figuramos o cenário nacional, graças à parceria com o Canal Rural, importante veículo que está proporcionando debates e a difusão de informações sobre o setor”, disse.

Além de se destacar com maior competitividade de mercado comparado a gasolina, o etanol de milho traz ainda outras vantagens como, por exemplo, a utilização de seus subprodutos na nutrição de bovinos. A agregação de valor do cereal é ampla e deve impulsionar cadeias produtivas como a de eucalipto e a pecuária. Um cenário de oportunidades, mas que também aponta desafios.

“Milho nós temos muito. A questão é que expansão da produção do etanol de milho precisa ser acompanhada com avanços estruturais. Você produtor, quer apenas participar do fornecimento da matéria-prima ou também participar da implantação de indústrias? Precisamos nos organizar para se posicionar nesse mercado que tem muito potencial”, provocou Glauber Silveira, vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), e que abriu um dos painéis do Fórum.

Com o tema “Etanol de Milho: como fazer parte desta oportunidade”, o debate contou ainda com a participação de Ricardo Tomczyk, presidente da União Nacional do Etanol de Milho (UNEM), Ricardo Reis, professor da Faculdade de Ciências Agrárias – FCAV/UNESP Jaboticabal e Henrique Ubrig, Executive Chairman de FS Bioenergia.

O Mais Milho realiza fóruns em diversos estados, onde são discutidas e debatidas as variadas perspectivas de como o milho pode avançar em produtividade, tecnologia, mercado e valorização do produto. Na edição desta sexta-feira (9) além do painel sobre as oportunidades do etanol, foram realizados outros dois painéis com os temas: Avaliação dos cenários político e econômico para 2019 e A tecnologia a favor do produtor rural.

No primeiro, as perspectivas econômicas brasileiras foram debatidas com bastante otimismo com relação à mudança de governo a partir do ano que vem. O painel teve a participação do jornalista político Augusto Nunes, senadora eleita Selma Arruda, deputado federal Leonardo Ribeiro Albuquerque e Nelson Barbudo, deputado federal eleito.

Já o painel “A tecnologia a favor do produtor rural” contou com a expertise de pesquisadores e engenheiros agrônomos que difundiram e debateram técnicas e tecnologias para o aumento da produtividade na produção de milho. Participaram: Adilson Pereira Duarte, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Emerson Barghi, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo e os engenheiros agrônomos Breno Hinnah e Bento Manoel.

O projeto Mais Milho tem o patrocínio da Ihara e Indutar. A etapa de Rondonópolis teve o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis.

Leia mais em Notícias Agrícolas

Fonte: Projeto Mais Milho

Baixe grátis nossos E-books:

Nosso curso de Spread está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso MasterClass está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso de Análise Gráfica e Técnica está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos