Abiove inicia capacitação de instrutores para atuar no Soja Plus-MS

  1. Home
  2. /
  3. Noticias
  4. /
  5. Abiove inicia capacitação de...

Nos dias 24 a 26 de julho, em Campo Grande, a ABIOVE capacitará oito instrutores do SENAR-MS e cinco engenheiros agrônomos do Mato Grosso do Sul para ministrar cursos aos produtores rurais daquele estado. O ‘pacote tecnológico’ (planilha financeira para aumento da receita, manuais sobre construções rurais, saúde e segurança no trabalho rural, e adequação ambiental) do Soja Plus – programa de melhoria da gestão econômica, social e ambiental das propriedades rurais – implantado há dois anos no Mato Grosso, começa agora a ser estendido para o Mato Grosso do Sul. Em 2013, o Soja Plus-MS atenderá 500 produtores rurais em sala de aula e, em 2014, os mesmos receberão capacitação e assistência técnica individual gratuita em suas fazendas sob responsabilidade de supervisores de campo (engenheiros agrônomos).

22/07/2013 – O gerente de sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), Bernardo Pires, e a instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Mato Grosso (SENAR-MT), Valéria Eller, capacitarão oito instrutores do SENAR-MS e cinco engenheiros agrônomos daquele estado em dois blocos de temas: legislação aplicada ao meio rural e melhores práticas agrícolas. Os 13 técnicos que receberão treinamento sobre esses assuntos oferecerão cursos de 16 horas, em setembro e outubro, para 500 produtores rurais do Mato Grosso do Sul, neste ano. Todo esse processo, no âmbito do Soja Plus-MS, é similar ao que foi desenvolvido no Soja Plus-MT.

“Vamos nos valer da experiência adquirida nos dois anos de trabalho no Soja Plus, em Mato Grosso, para replicar os bons resultados desse programa no Mato Grosso do Sul”, diz Bernardo Pires.

O curso a ser ministrado pela ABIOVE aos oito instrutores do SENAR-MS abordará: legislação aplicada ao meio rural (NR 31 sobre saúde e segurança na agricultura); fiscalização dos órgãos oficiais, entre eles o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); prevenção de riscos ambientais; manuseio correto de agrotóxicos; ergonomia e construções rurais. No âmbito da legislação trabalhista e previdenciária, entram tópicos como insalubridade e periculosidade, responsabilidade civil, penal e criminal, e principais irregularidades verificadas nos contratos de trabalho pela fiscalização.

Também serão capacitados cinco engenheiros agrônomos sobre ferramentas de gestão de propriedades rurais; check-list de indicadores de gestão social, ambiental e econômica; segurança em todas as atividades diárias nas fazendas; e melhores práticas agrícolas.

Vídeos educativos e manuais para treinamento – Na semana passada (dias 17 e 18), a ABIOVE e a APROSOJA-MT participaram de reunião, em Cuiabá, para definição de atividades neste segundo semestre. Foram revisados três vídeos que serão utilizados em sala de aula para capacitar os produtores rurais. Os temas são: como evitar acidentes de trabalho em oficinas mecânicas; como prevenir incêndios em propriedades rurais com a construção de aceros; e sobre a sustentabilidade da soja brasileira.

No Mato Grosso, teve início em 15 de julho o período proibitivo de queimadas, que se estende até 15 de setembro. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO) orienta os produtores rurais sobre os cuidados a serem tomados para evitar incêndios florestais e o que deve ser feito caso a propriedade seja atingida por queimadas.

Fonte: Abiove

Baixe grátis nossos E-books:

Nosso curso de Spread está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso MasterClass está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso de Análise Gráfica e Técnica está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos