As lições do Vale do Silício em gestão, tecnologia e marketing

  1. Home
  2. /
  3. Noticias
  4. /
  5. Tecnologia
  6. /
  7. As lições do Vale...
Sede da Netflix no Vale do Silício (Foto: Reprodução Documentário Go'n'Grow Trailer)

“Queríamos desmistificar a ideia de que o Vale do Silício é a Disneylândia do empreendedorismo”. A frase é do empreendedor e investidor brasileiro Pedro Waengertner, co-fundador da aceladora ACE, que viajou a São Francisco para conhecer de perto como pensam as grandes startups americanas. Em sua viagem, ele passou por empresas como NetflixEvernoteKenshoo até a Singularity University, entrevistando executivos para mapear como eles pensam e gerem o negócio para crescer de forma tão acelerada. Afinal por que os chamados “unicórnios” são o que são?

“Nós [brasileiros] não vamos conseguir copiar a história deles nem ter o dinheiro que eles têm, mas podemos adotar sua mentalidade”, diz Waengertner. A experiência gerou a série Go’n’Grow, elaborada e publicada no site MeuSucesso.com, plataforma de conteúdo criada pelo empreendedor Flávio Augusto da Silva. Em todos os oito episódios da série, é Waengertner quem conduz o espectador por dentro das empresas e rodas de investidores americanos. Fala com eles sobre gestão, marketing direcionado (“Growth Hacking”), inovação até sobre os perigos de “apenas crescer e crescer”.

No lançamento oficial da série, no dia 13 de março em São Paulo, Waengertner concluiu que o modo de pensar dos americanos não é lá muito mais inovador que o de outros empreendedores. O que os diferencia é uma série de circunstâncias – como a quantidade de dinheiro disponível e a diversidade que as empresas abraçam – que os faz executarem muito de forma mais eficiente os projetos. “O que um americano médio faz de diferente de um brasileiro médio? Executa muito bem. Executa com disciplina, com processo”, diz.

Abaixo, listamos algumas lições que a série traz de empresas como a Netflix e Evernote. Confira:

Evernote: Andrew Malcolm, sênior VP do aplicativo de gerenciamento de tarefas, abre as portas de uma sala considerada especial – e estratégica – dentro da empresa. É lá, diz, que os funcionários ficam confinados quando têm um problema a ser resolvido. Passam dias, noites e madrugadas adentro focados na resolução. Só saem, quando o problema tiver resolvido. É claro que eles não estão numa prisão. Mas a ideia da sala é justamente criar um ambiente de interação e, por que não, de pressão. “Não há maior inspiração para a criatividade do que a pressão”, diz Malcolm.

Kenshoo: a empresa que desenvolve tecnologia para marketing afirma que o maior desafio na área não é conseguir reunir todos os dados necessários para criar uma estratégia mais eficaz. Mas sim, a partir da reunião de uma infinidade de informações, conseguir manejá-las de forma a contar uma boa história. Ou seja: não é porque uma maior quantidade de dados está disponível que as soluções ficaram mais simples. É preciso saber como lidar com eles, saber utilizá-los de modo a descobrir o que venderá mais em uma determinada indústria no futuro, diz o CEO da Kenshoo,Yoav Izhar-Prato. “Eu gosto muito de um ditado que diz que numa guerra os planos são inúteis, mas o planejamento é indispensável”, diz.

Netflix: Martin Spier, da área de engenharia da Netflix, defende que o sucesso atual da empresa não decorre de um “crescimento repentino nos últimos anos” como muitos tendem a pensar. “Ao longo de todos esses anos tudo que fizemos foi focar em melhorar a experiência do usuário – o que acabou por atrair cada vez mais usuários. E até hoje é o que mais fazemos aqui: testes para recolher dados e analisar se os usuários estão gostando. Se eles não estão, mudamos rapidamente”, diz. Spier não quis comentar de que modo a Netflix recolhe e maneja esses dados – esta é uma fórmula secreta, uma espécie de segredo de Estado para eles. “Somos muitos abertos internamente mas tomamos muito cuidado com aquilo que compartilhamos com o mundo”, diz o executivo.

Singularity University: A Singularity foi fundada em 2008 no coração do Vale do Silício mas já se tornou queridinha de empresários e executivos que querem levar inovação e práticas de startup a suas companhias. Com um programa de ensino que muda frequentemente, discute-se ali um provável futuro de diversas áreas: da inteligência artificial à robótica. “Não estamos interessados no próximo Angry Birds, mas nos empreendedores que pensam grande”, diz Pascal Finette, VP do programa de startups da universidade. E o que é pensar grande para Pascal? “Eu sempre pergunto a eles: como você faz para um problema desaparecer por completo? Sumir? Apagar?”, afirma. É nisto que os empreendedores devem focar, defende Finette.

GrowthHackers.com: o portal é focado em divulgar um dos conceitos mais discutidos dentro do marketing digital atualmente, o chamado “Growth Hacking”. O termo foi criado pelo empreendedor Sean Ellis em 2010 para retratar algo que estava vendo nas empresas. Primeiro profissional de marketing do Dropbox e com passagem em empresas LogMeIn e Eventbrite, Ellis percebera que elas estavam aplicando na prática um marketing mais experimental, que buscava encontrar “brechas” para criar novas estratégias que levem a um rápido crescimento. É neste conceito que ele vem trabalhando desde então e que vem encontrando seguidores em várias empresas do Vale do Silício. “É focar em um problema específico que te dá muita vantagem e resolverá todo o resto das questões da sua empresa”, explica Ellis na série.

 

Veja mais em Época Negócios

Fonte: Época Negócios

Baixe grátis nossos E-books:

Nosso curso de Spread está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso MasterClass está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso de Análise Gráfica e Técnica está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos