Clima: Quarta-feira de tempo aberto em boa parte do Brasil

  1. Home
  2. /
  3. Noticias
  4. /
  5. Mercado Futuro
  6. /
  7. Clima: Quarta-feira de tempo...

A frente fria continua estacionada sobre a Bahia nessa quarta-feira, onde irá manter o tempo fechado e com chuvas a qualquer hora do dia. Devido à presença dessa frente fria, um corredor de umidade se formou sobre a faixa norte do Brasil e com isso, a quarta-feira será mais um dia com chuvas não só sobre o Estado baiano, mais também sobre o norte de Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, extremo sul do Piauí, norte e oeste do Mato Grosso, leste do Pará e Rondônia.

Essas chuvas no oeste da Bahia tem afetado muito as lavouras de algodão, onde já se pode observar sérios danos à cultura, por conta do apodrecimento dos botões florais. Além disso, a colheita da soja também está sendo prejudicada por esse excesso de dias chuvosos. Mas por outro lado, essas mesmas chuvas estão proporcionando boas condições ao desenvolvimento do milho safrinha e das demais culturas de 2ª safra, como sorgo e girassol. E esse padrão chuvoso deverá se manter inalterado ao longo de toda a semana, o que causará ainda mais danos às lavouras de soja e algodão.

Já no restante do Brasil, a massa de ar seca e fria impede a formação de nuvens de chuvas e assim, a quarta-feira será mais um dia de tempo firme e sem previsões para chuvas em todas as regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais (com exceção para a região norte), regiões central e sul de Goiás, central e sul do Mato Grosso e em todo o Mato Grosso do Sul. Porém, mesmo com essa ausência de chuvas sobre essas regiões, as condições se manterão razoáveis ao desenvolvimento do milho safrinha, café, cana de açúcar e hortaliças. Além de que esse tempo mais seco está beneficiando a colheita da cana de açúcar em toda a região Centro-Sul.

Contudo, uma nova frente fria está avançando pelo Sul do Continente e no sábado deverá provocar chuvas sobre a metade sul do Rio Grande do Sul e aos poucos esse sistema irá avançar sobre os demais Estados da região Sul e também do Sudeste, onde deixará o tempo instável e com possibilidades para ocorrência de chuvas não só sobre essas duas regiões mais também sobre todo o Centro-oeste. Assim, as condições para o milho safrinha se manterão favoráveis, mas em contrapartida, poderá afetar a colheita da cana.

Com relação as temperaturas, as mínimas continuarão amenas ao longo desses próximos dias, uma vez que a massa de ar polar ainda se encontra sobre o Sul e Sudeste, mas não há nenhum risco para formações de geadas e muito menos para qualquer outro tipo de dano que o frio possa vir a causar.

3363dcc3efab6c4de6cbdce749fc496f (1)

Fonte: Somar Meteorologia

Baixe grátis nossos E-books:

Nosso curso de Spread está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso MasterClass está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso de Análise Gráfica e Técnica está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos