
A Rússia, um dos principais exportadores de trigo do mundo, vai exportar até 15 milhões de toneladas do grão durante o ano comercial 2012/13, quase metade do volume embarcado no ano anterior devido à baixa colheita, disse o chefe de influente grupo do setor nesta quinta-feira.
A Rússia já exportou 7,5 milhões de toneladas de grãos desde o início da temporada comercial, mas o ritmo das exportações vai perder força a partir de novembro, disse o chefe da União de Grãos da Rússia, Arkady Zlochevsky, em coletiva de imprensa. Ele não disse a quantidade de trigo dentro os grãos exportados.
“Esperamos que o ritmo das exportações caia significativamente de novembro a dezembro”, disse ele.
Zlochevsky disse que o excedente exportável de grãos russos de 2012/13 é estimado entre 16 milhões e 17 milhões de toneladas, abaixo das 27 milhões de toneladas do ano passado.
O clima quente e seco afetou a colheita de cereais da Rússia, diminuindo a produtividade em um quarto, enquanto os Estados Unidos enfrentam a pior seca em mais de meio século, levando os preços globais para o trigo e o milho a registrarem fortes altas.
VENDAS DE ESTOQUES ESTATAIS
Os preços dos grãos domésticos da Rússia subiram a níveis recordes, mas vão se estabilizar a partir de novembro graças às vendas dos estoques de intervenção do governo e a baixa demanda por exportação, disse Zlochevsky.
A Rússia deve vender cerca de 500 mil toneladas de grãos ou 10 por cento dos 5 milhões de toneladas dos estoques de intervenção do governo, acrescentou ele.
“As intervenções podem começar ao final de outubro. O volume é meio milhão de toneladas, isso será suficiente para estabilizar os preços”, disse Zlochevsky.
Durante reunião do governo nesta quinta-feira, o primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, disse que a venda de grãos de intervenção deve começar cedo e disse ao Ministério da Agricultura para preparar detalhes no futuro próximo.
O governo pode vender trigo para moagem de tipo três e quatro na região da Sibéria, disse o vice-primeiro-ministro, Arkady Dvorkovich, citado pela agência de notícias RIA, após a reunião.
O Ministério da Agricultura disse que venderia 500 mil toneladas de grão, principalmente trigo para moagem terceiro grau, dos estoques, a um preço inicial de 7.500 rublos (240 dólares) por tonelada na Sibéria, Urais e regiões do Extremo Leste. (Full Story)
Zlochevsky espera que a Rússia tenha uma colheita de 72 milhões de toneladas de grão neste ano, abaixo das 94 milhões de toneladas do ano passado. A projeção oficial do Ministério da Agricultura russo está agora entre 72 milhões e 73 milhões de toneladas para o ano.
Até o início desta semana, a Rússia já havia colhido 68 milhões de toneladas de grãos, de 40 milhões de hectares de área semeada.