Fiscais do trabalho resgatam oito ‘escravos’ em fazenda no pará

  1. Home
  2. /
  3. Noticias
  4. /
  5. Mercado Futuro
  6. /
  7. Fiscais do trabalho resgatam...

Oito trabalhadores, dois deles adolescentes, que estavam submetidos à condição análoga à de escravo foram resgatados pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) em Medicilândia, no interior do Pará, região de Altamira – a 900 quilômetros de Belém -, em operação fiscal iniciada no dia 15 e finalizada nesta sexta, 25.

 A ação envolveu fiscalizações no interior e no entorno da Reserva Extrativista Verde para Sempre, numa propriedade localizada às margens do rio Jarauçu, onde ocorre a criação de gado bovino para corte, informou a Secretaria de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

 A operação teve a participação de representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Polícia Militar do Pará.

 Os auditores-fiscais do Trabalho conduziram o empregador à Delegacia da Polícia Federal em Altamira (PA), ’em razão do flagrante de trabalho escravo e posse ilegal de armas de fogo, utilizadas para ameaçar os trabalhadores’.

 O fazendeiro recebeu voz de prisão em flagrante também pelo crime de corrupção ativa. Segundo os auditores, durante o percurso até a delegacia da PF, ele ‘tentou subornar os servidores que o conduziam’.

 A Justiça Federal decretou a prisão preventiva do fazendeiro.

 A equipe de fiscalização constatou ainda que o pagamento de salários não era realizado, ‘o que caracterizou servidão por dívida’.

 “Os trabalhadores eram obrigados a adquirir alimentos e itens básicos de subsistência no estabelecimento comercial do empregador, sem que houvesse ciência e controle dos preços praticados, muito superiores aos da própria região, permanecendo em constante e inafastável endividamento”, explicou o coordenador da ação fiscal, o auditor-fiscal do Trabalho Magno Riga.

 Ele ressalta que foi considerado determinante o isolamento em que se encontravam os trabalhadores, uma vez que a localidade, Porto de Moz, é acessível somente pelo rio Jarauçu e fica a quatro dias da zona urbana mais próxima.

 Constatadas asirregularidades, foi determinada pela auditoria a regularização da situação dostrabalhadores, com o pagamento de todos os salários devidos e demais direitosprevistos na legislação. Todos os trabalhadores resgatados receberão parcelasdo seguro desemprego a que têm direito, informou a Secretaria de Previdência eTrabalho.

Fonte: Agencia Estado

Baixe grátis nossos E-books:

Nosso curso de Spread está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso MasterClass está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso de Análise Gráfica e Técnica está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos