Índices acionários da China despencam com novas ameaças comerciais de Trump

  1. Home
  2. /
  3. Noticias
  4. /
  5. Pelo mundo
  6. /
  7. Índices acionários da China...

As ações de Xangai despencaram quase 4 por cento nesta terça-feira, para a mínima de dois anos, enquanto o iuan caiu para o menor nível em mais de cinco meses em relação ao dólar uma vez que as novas ameaças tarifárias de Washington contra a China aumentaram os indícios de uma guerra comercial plena.

As perdas, que acontecem apesar de uma injeção de liquidez inesperada pelo banco central, pode desencadear uma espiral descendente que pode tirar dos trilhos a tentativa de Pequim de atrair grandes listagens internacionais, particularmente de gigantes de alta tecnologia.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 3,55 por cento, enquanto o índice de Xangai teve queda de 3,82 por cento, depois de chegar a cair mais de 5 por cento durante o pregão.

Enquanto isso, o iuan enfraqueceu para uma mínima de 6,4754 por dólar, nível mais fraco desde 12 de janeiro.

“É o momento mais sombrio e o momento mais agonizante do primeiro semestre deste ano … há vítimas de desastres em todos os lugares”, escreveu Zhang Yidong, estrategista da Industrial Securities, nesta terça-feira, em nota.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifa de 10 por cento sobre 200 bilhões em bens chineses e Pequim alertou que irá retaliar, em um rápido agravamento do conflito comercial entre as duas maiores economias do mundo.

O restante do mercado asiático também foi pressionado pelas ameaças do presidente dos EUA de novas tarifas e pelo agravamento da disputa comercial entre norte-americanos e chinesas.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha queda de 1,99 por cento às 7:57 (horário de Brasília).

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 1,77 por cento, a 22.278 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 2,78 por cento, a 29.468 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 3,82 por cento, a 2.906 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 3,55 por cento, a 3.620 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 1,52 por cento, a 2.340 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 1,65 por cento, a 10.904 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,68 por cento, a 3.301 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,03 por cento, a 6.102 pontos.

Leia mais em Notícias Agrícolas

Fonte: Reuters

Baixe grátis nossos E-books:

Nosso curso de Spread está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso MasterClass está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso de Análise Gráfica e Técnica está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos