Mercados Futuros 7 de fevereiro de 2019, 14:30h

Para economista, BC poderia ter estendido um pouco mais o ciclo de cortes de juro

Para a economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, o Banco Central poderia ter estendido um pouco mais o ciclo de cortes da taxa básica de juros, a Selic. A afirmação da economista foi feita em evento na capital paulista, em resposta a uma pergunta da plateia questionando a razão de a taxa de juro real no Brasil ainda ser elevada mesmo com a inflação e Selic baixas.

 Zeina explicou que a estimativa média, que é a taxa neutra ou estrutural, que um conceito de longo prazo, deve estar em torno de 4%. “Não estamos com a taxa de juro estrutural dos nossos vizinhos arrumados, que são melhores nos seus indicadores fiscais”, comparou Zeina, que participa nesta quinta-feira, 7, do evento “Plano de Voo 2019”, na Amcham em São Paulo.

 De acordo com Zeina, a taxa neutra dos países vizinhos, entre eles o Chile, deve estar entre 1% e 2%. “Se fizermos as nossas reformas, poderemos ter uma Selic mais baixa. Eu, pessoalmente, acho que poderíamos ter expandido um pouco mais o ciclo de cortes”, disse. Ela lembrou, no entanto, que o comunicado que se seguiu ao término da reunião do Copom ontem recomendou cautela.

 Só para efeito de registro, na quarta-feira, 6, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa básica de juros, Selic, em 6,50% ao ano.

 Por outro lado, deacordo com Zeina, não será o Banco Central que vai salvar a economiabrasileira. É preciso, de acordo com ela, a adoção de outras medidas que passampelo avanço das reformas estruturais.

Fonte: Agencia Estado

Compartilhe:



Comente no Facebook:

Desenvolvido por Investing.com

Livro

Mercados Futuros

Como vencer operando futuros

Adquira aqui seu exemplar
Acompanhe

Cotações Internacionais

100% gratuitas, veja agora

Facebook Notícias Agrícolas

Dúvidas sobre Mercados Futuros:

contato@operefuturos.com.br

Quer anunciar neste site? Entre em contato:

Publicidade Popular - (51)4042.9919 ou gabriel@m5agenciadigital.com.br