Rússia pode bloquear exportações de trigo diante do agravamento de sua crise econômica

  1. Home
  2. /
  3. Noticias
  4. /
  5. Mercado Futuro
  6. /
  7. Rússia pode bloquear exportações...

O mercado internacional de grãos já vem recebendo boatos de que a Rússia poderia bloquear suas exportações de trigo para alguns países compradores diante da instalada crise econômica no país que tem se agravado severamente nos últimos dias. Segundo o comunicado oficial do governo russo, as vendas para Egito, Turquia e Armênia seguem inalteradas.

Para analistas, essa é uma medida inevitável e acredita que a nação ainda tenha estoques na casa das 30 milhões de toneladas do grão disponíveis para exportações, antes dos estoques domésticos serem afetados. “E esse é um sinal de que a contração econômica não deve passar logo”, acredita o editor do site norte-americano Agriculture.com, Jeff Caldwell.

Já para o editor da revista Agribusiness-Ukraine, da Ucrânia, Iurii Mykhailov, essa restrição de demanda poderia ter implicações de longo prazo para os produtores russos. “Eu acredito que esse bloqueio das exportações de grãos será introduzido por conta da acentuada taxa de refinanciamento no banco central russo. E isso significa que poderemos ver um aumento nas taxas de juros do país também”, diz.

Nesta terça, as autoridades monetárias da Rússia elevaram a taxa de juros do país de 10,5 para impressionantes 17% na tentativa de amenizar os impactos da crise e conter a severa desvalorização da moeda local. A tentativa foi frustrada e, para o jornalista ucraniano, essa taxa poderia chegar a níveis entre 25 e 30% ao ano, o que inviabilizaria ainda mais a cultura para os agricultores russos na próxima primavera. A saúde econômica do país é intensamente ligada ao mercado do petróleo, que vem passando por uma queda vertiginosa na últimas semanas e, os impactos já podem ser sentidos no andamento de sua moeda frente ao dólar, por exemplo.

“Isso será mais um problema para os produtores, que terão dificuldades na compra de seus insumos como sementes, combustíveis, fertilizantes, pesticidas, etc nos volumes necessários. Assim, a área de plantio deverá passar por uma redução ou terão de adotar uma redução no uso desses insumos por hectare, medidas que, de qualquer forma, significam uma redução da colheita”, explica Iurii Mykhailov.

Enquanto a maioria das commodities têm sido afetada pela queda nos preços do petróleo e pela crise financeira que vem se instalando na Rússia, os preços do trigo no mercado internacional poderiam ser beneficiados, já que o país é peça importante na produção e exportação do grão. Nesta quarta-feira (17), as cotações dos principais vencimentos chegaram a subir mais de 14 pontos na Bolsa de Chicago.

Com informações do site Agriculture.com

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

Baixe grátis nossos E-books:

Nosso curso de Spread está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso MasterClass está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso de Análise Gráfica e Técnica está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos