
PREVISÃO PARA TERÇA, DIA 30
SUDESTE
Nesta terça, dia 30, uma massa de ar seco atua sobre a região Sudeste e impede a formação de nuvens. Ao longo do dia, ocorre apenas variação de nebulosidade. Pela manhã, as temperaturas ainda permanecem baixas e causam sensação de frio. À tarde, as temperaturas voltam a se elevar e deixam a tarde mais agradável sobre a faixa leste da região. O tempo seco favorece os baixos índices de umidade relativa do ar sobre os Estados mineiro e paulista. Há potencial para geadas isoladas no sul de Minas Gerais, principalmente na região de Monte Verde.
SUL
O ar seco segue atuando sobre a região Sul nesta terça. O sol aparece desde cedo com pouca nebulosidade, o que favore a elevação das temperaturas. O frio permanece pela parte da manhã, mas, de forma geral, as temperaturas se elevam devido aos ventos que voltam a soprar do quadrante norte, ajudando na elevação das temperaturas à tarde. Além disso, permanece o alerta para baixos índices de umidade relativa do ar e para o aumento do IUV. No começo do dia, há potencial para geadas sobre a Serra Catarinense.
CENTRO-OESTE
A atuação de um massa de ar seco permanece sobre o Centro-Oeste. Com isso, o sol aparece desde cedo e favorece a elevação das temperaturas. As manhãs permanecem amenas e, em alguns pontos como sul de Goiás e norte de Mato Grosso, ainda faz frio. Por outro lado, os ventos elevam as temperaturas e garantem mais um dia de calor em toda a região. A umidade relativa do ar segue bastante baixa sobre o Centro-Oeste, deixando diversos municípios em estado de atenção.
NORDESTE
Os ventos úmidos que sopram do mar geram áreas de instabilidade na faixa litorânea do Nordeste nesta terça. Entre o litoral norte da Bahia e o Rio Grande do Norte, o dia fica com tempo nublado e pancadas de chuva. As áreas de instabilidade avançam um pouco para o interior da região, atingindo a Bahia. Chove de modo isolado sobre o norte do Maranhão e, em geral, as precipitações são de baixo acumulado e alta intensidade. No interior do Nordeste, o ar seco e quente mantém o tempo firme, com sensação de calor e baixos índices de umidade relativa do ar.
NORTE
O calor e a umidade deixam o tempo mais instável e com pancadas de chuva no norte do Pará, do Amazonas, em Roraima e em Amapá, onde os volumes ficam mais elevados. No restante da região, a massa de ar seco ganha força, impede a formação de nuvens de chuva e mantém a umidade relativa do ar baixa durante a tarde, principalmente entre o sul do Pará, Acre, Rondônia e Tocantins. À tarde, a sensação é de calor em grande parte da região.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
SUDESTE
O quadro climático permanece o mesmo dos últimos dias na região Sudeste durante a quarta, dia 31, já que a massa de ar seco predomina em toda a região. O frio da madrugada perde intensidade e os ventos quentes que voltam a soprar do quadrante norte elevam as temperaturas mínimas e máximas. Assim, o calor volta a predominar em boa parte da região durante o dia. Por outro lado, segue o alerta para os baixos índices de umidade relativa do ar. Um bloqueio atmosférico deixa o tempo aberto e ensolarado em grande parte do Sudeste pelo menos até o final da primeira quinzena de agosto. Chuvas isoladas ocorrem sobre o sul de São Paulo, além do Espírito Santo e o nordeste de Minas Gerais entre os dias 8 e 12 de agosto
SUL
Na quarta, o sol predomina entre poucas nuvens desde o começo do dia. O dia terá temperaturas em elevação à tarde (em alguns municípios volta a fazer calor) devido aos ventos quentes que sopram do quadrante norte. Apesar de um aumento na umidade sobre a região, permanece o potencial para baixos índices em pontos isolados da região. A partir de quinta, dia 1º, devido à passagem de uma frente fria, volta a chover sobre o o Rio Grande do Sul. Além disso, a frente fria deve ficar entre a metade norte do Estado gaúcho até o sul do Paraná, provocando chuva até segunda, dia 5.
CENTRO-OESTE
A quarta segue sem mudanças nas condições de tempo sobre a região e a previsão é de mais um dia de sol entre poucas nuvens para todo o Centro-Oeste. Com ventos que sopram do quadrante norte, as temperaturas seguem em elevação e, depois de uma manhã com sensação de frio, volta a fazer calor na maior parte da região à tarde. Os índices de umidade relativa do ar seguem baixos, o que aumenta o risco de queimadas. Um bloqueio atmosférico deixa o tempo aberto e ensolarado em grande parte do Brasil Central pelo menos até o final da primeira quinzena de agosto. Apesar disso, chuvas isoladas ocorrem sobre o sul do Mato Grosso do Sul entre os dias 8 e 12 de agosto.
NORDESTE
Na quarta, a chuva perde ainda mais intensidade e ocorre de forma isolada sobre o litoral norte baiano, se estendendo para o interior do Estado, além do litoral da Paraíba até o Ceará, devido aos ventos úmidos que sopram do mar. Sobre o Maranhão, áreas de instabilidade provocam chuvas isoladas ao longo do dia. No restante do Estado, o tempo seco predomina e garante mais um dia de tempo aberto, calor e baixos índices de umidade relativa do ar. Para os próximos dias, pelo menos até o final da primeira quinzena de agosto, a chuva ocorre ao longo do litoral do Nordeste e não há expectativa de grandes acumulados. Já sobre o interior da região, deve predominar o tempo firme, ensolarado e com baixos índices de umidade relativa do ar.
NORTE
No decorrer da quarta, permanece uma condição de tempo mais seco e predomínio de sol entre poucas nuvens no Acre, Rondônia, metade sul do Amazonas, boa parte do Pará e do Tocantins. Os índices de umidade ficam baixo do ideal sobre esses Estados. Além disso, o calor ganha força ao longo do dia. No restante da região, ocorrem pancadas isoladas e e de baixo acumulado devido à formação de nuvens mais carregas associadas ao calor e à umidade. Nos próximos dias, as chuvas ocorrem no extremo norte da região devido à rápida passagem de áreas de instabilidade tropicais. Em boa parte da região, há predomínio de sol, calor e baixos índices de umidade relativa do ar.
SOMAR METEOROLOGIA