Tempo: Instabilidades retornam ao Sul e Rio Grande do Sul tem alerta de tempestade nesta 4ª feira

  1. Home
  2. /
  3. Noticias
  4. /
  5. Mercado Futuro
  6. /
  7. Tempo: Instabilidades retornam ao...
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (23) - Fonte: Inmet


Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (23) – Fonte: Inmet

Instabilidades retornaram com força sobre áreas do extremo Sul do Brasil nas últimas horas. Com isso, nesta quarta-feira (23), áreas do Sul e Oeste do Rio Grande do Sul devem receber tempestades com acumulados de até 50 milímetros e ventos.

Localidades da região Sul do país, principalmente áreas do Rio Grande do Sul, enfrentaram volumes históricos nos últimos dias. Algumas cidades, inclusive, decretaram estado de emergência. A volta das chuvas ocorre em pleno início do plantio da safrinha de milho.

“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, avisa o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 4ª feira:

Mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 4ª feira - Fonte: Inmet


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Litoral Gaúcho

De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, apesar das chuvas fortes e volumosas previstas para áreas da região Sul do país nesta quarta-feira, as chuvas devem perder forças nos próximos dias. Já na sexta-feira (25), poucos acumuladas são previstos para a região.

Cidades gaúchas foram afetadas nos últimos dias pelas chuvas. Em São Gabriel (RS), no Oeste do Rio Grande do Sul, a chuva em janeiro já acumula mais de 800 milímetros, acima da média. Há danos em lavouras de soja e arroz, além de pecuária e mel.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (24/01 a 30/01) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (24/01 a 30/01) em todo o Brasil - Fonte: Inmet


Fonte: Inmet

Nas últimas horas, as chuvas mais volumosas no Brasil ficaram mais concentradas sobre áreas da região Norte do país, apesar de parte do Sudeste e Centro-Oeste também ter recebido algumas precipitações. Áreas do Nordeste seguiram com baixos volumes.

Dados levantados pelo Inmet apontam que os maiores acumulados em todo o país nesta terça-feira (22) ocorreram em áreas do Norte. Os cinco maiores foram em Itapoá (SC): 58,8 mm, Macapa (AP): 54,3 mm, Manaus (AM): 44,6 mm, Capitão Poço (PA): 44,4 mm e Manicore (AM): 42,0 mm.

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil - Fonte: Inmet


Fonte: Inmet

Mapas de previsão de precipitação acumulada do Inmet dos próximos sete dias apontam as chuvas ainda bastante concentradas sobre a região Norte do país e áreas do Brasil Central, além de volumes moderados no Sul e Sudeste. Por outro lado, áreas do Matopiba seguirão em condição de seca.

Veja o mapa de previsão de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil:

Mapa de previsão de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet


Fonte: Inmet

Previsões do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) apontam que, no período de 23 a 31 de janeiro, as chuvas ficarão concentradas sobre a região Norte e, em menor intensidade, em áreas centrais.

De 31 de janeiro até 08 de fevereiro, as chuvas seguirão sobre a região Norte, mas volta a secar em áreas mais centrais do país. Por outro lado, nesse mesmo período, as precipitações se acumulam mais no Sul e em partes do Sudeste do Brasil.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 23 de janeiro até 08 de fevereiro:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 23 de janeiro até 08 de fevereiro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA


Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Leia mais em Notícias Agrícolas

Fonte: Notícias Agrícolas

Baixe grátis nossos E-books:

Nosso curso de Spread está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso MasterClass está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso de Análise Gráfica e Técnica está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos