Traders têm outro motivo para apreensão por eleição no Brasil

  1. Home
  2. /
  3. Noticias
  4. /
  5. Mercado Futuro
  6. /
  7. Traders têm outro motivo...

Ficar muito preso ao horário de divulgação de pesquisas eleitorais no Brasil pode deixar os operadores para trás, já que os mercados estão reagindo antes mesmo de os números saírem publicamente, acrescentando outra preocupação a uma eleição já vista como arriscada.

Tome esta semana como exemplo. O dólar subiu na última hora da sessão de 18 de setembro, após um dia de relativa calma nos mercados globais e locais. A alta acentuada deixou os investidores especulando que os números da pesquisa de intenção de voto, esperados para após o fechamento do mercado, vazaram.

E os dados realmente já tinham saído. O Valor Econômico citou um gestor de fundos que disse ter recebido os números via Whatsapp – um dos meios mais comuns de comunicação no Brasil – quando os mercados ainda estavam abertos. O cientista político Alberto Almeida também tuitou os números mais de uma hora antes de serem oficialmente anunciados pela TV Globo, que havia contratado a pesquisa. Ele não comentou sobre onde obteve a informação quando contactado pela Bloomberg.

Situações como esta não são exatamente novidade nas eleições brasileiras. Em 2014, uma liberação antecipada dos números de intenção de voto provocou oscilações violentas nos mercados. Os órgãos reguladores do mercado não têm regras que proíbam a publicação de pesquisas eleitorais durante o horário de negociação.

O Ibope não comentou sobre a divulgação da pesquisa nesta semana. O site da instituição diz que não é órgão divulgador e que são os veículos de comunicação que compram a pesquisa e divulgam os resultados.

A falta de clareza sobre o horário de divulgação traz mais barulho a uma eleição já incerta, que elevou a volatilidade do mercado muito mais do que em países como o México, e levou o real para perto de sua mínima histórica. Os traders estão focados em pesquisas quase diárias, incluindo Ibope, Datafolha, XP e Poder360, para avaliar se devem comprar ou vender ativos no Brasil a medida em que a eleição de 7 de outubro se aproxima. Até agora, as pesquisas mostraram um provável segundo turno entre um candidato de extrema direita e um candidato de esquerda, com os chamados centristas não conseguindo ganhar força.

“Já vimos esse cenário algumas vezes neste ciclo. É particularmente um risco para a negociação perto do fechamento, dada a baixa liquidez do momento ”, disse Danny Fang, analista do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria em Nova York. “Essa dinâmica pode ser um dos fatores que mantém alguns investidores à margem por mais tempo”.

Baixe grátis nossos E-books:

Nosso curso de Spread está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso MasterClass está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso de Análise Gráfica e Técnica está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos