Trump pede que os EUA voltem ao trabalho enquanto combatem surtos internos

  1. Home
  2. /
  3. Noticias
  4. /
  5. Pelo mundo
  6. /
  7. Trump pede que os...

O presidente Donald Trump enfrenta uma proposição complicada esta semana, enquanto tenta convencer os americanos de que é seguro voltar ao trabalho e à vida social enquanto combate um susto com coronavírus se aproximando mais do que nunca de seu próprio escritório.

O vice-presidente Mike Pence se auto-isolou da Casa Branca após o diagnóstico de Covid-19 da secretária de imprensa Katie Miller na sexta-feira, disseram três pessoas familiarizadas com a situação. Um porta-voz disse que voltaria à Casa Branca na segunda-feira.

A infecção de Miller trouxe o vírus para o círculo interno de Trump, pois ela é casada com um de seus conselheiros mais próximos, Stephen Miller, conhecido como o arquiteto de grande parte de sua repressão à imigração.

Pence não compareceu a uma reunião na Casa Branca no sábado com Trump e altos oficiais militares. Nem dois membros do Estado-Maior Conjunto que tiveram suas próprias escovas com coronavírus, o Chefe de Operações Navais Michael Gilday e o chefe do Departamento da Guarda Nacional, o general da Força Aérea Joseph Lengyel.

Gilday teve contato com um membro da família infectado. Lengyel deu positivo no sábado e depois deu negativo, disse um porta-voz do Departamento de Defesa. Ele será testado novamente na segunda-feira.

Uma triagem de teste rápido na Casa Branca antes da reunião de Trump com líderes militares na sala do gabinete pegou o status positivo de Lengyel, disse uma pessoa familiarizada com o assunto.

Os ‘guerreiros’ de Trump

Os efeitos colaterais do diagnóstico de Miller tornaram-se ainda mais extensos no domingo, quando o governador de Iowa, Kim Reynolds, considerou o auto-isolamento porque estava em contato com o assessor durante uma visita à Casa Branca na quarta-feira, segundo duas pessoas familiarizadas com o assunto.

A diretora médica do estado de Iowa, Caitlin Pedati, acompanhou Reynolds na viagem e já planeja se auto-isolar, disse uma das pessoas.

Trump intensificou seus esforços para instar os americanos a reabrir negócios e retomar uma vida social mais normal, já que práticas difundidas de distanciamento social continuam causando danos sem precedentes na economia dos EUA – uma vez que seu argumento favorito para a reeleição.

O presidente pediu aos moradores do país que se considerem “guerreiros”, admitindo que a reabertura enquanto o surto de coronavírus nos EUA continuar resultará em mais doenças e mortes.

No domingo, Trump disse em um tweet que está recebendo “ótimas notas” por sua resposta ao surto, comparando-se favoravelmente ao tratamento do ex-presidente Barack Obama de uma nova cepa de gripe, o H1N1, em 2009.

Estima-se que a cepa da gripe, que também consumiu uma pandemia, tenha matado apenas 12.469 americanos durante quase um ano inteiro, embora tenha adoecido muito mais, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças .

Cinquenta e um por cento dos americanos desaprovam a gestão de Trump do surto de coronavírus , de acordo com uma análise de pesquisas realizada pelo fivethirtyeight.com. Ainda assim, as respostas caem fortemente ao longo de linhas partidárias bem definidas.

O país teve mais de 1,3 milhão de casos de Covid-19, o maior surto relatado publicamente no mundo, e pelo menos 79.500 pessoas morreram em apenas dois meses. No mês passado, Trump disse esperar que o total de mortes permaneça abaixo de 60.000, apesar das projeções da Casa Branca de que mais de 100.000 pessoas morrerão.

As viagens de Pence

Pence e muitos de seus funcionários viajaram para Iowa depois de saber do diagnóstico de Miller na sexta-feira, onde esteve na companhia do governador por grande parte do dia. O contato repetido com Pence e sua equipe causou séria preocupação às principais autoridades do estado, disseram as pessoas.

Um porta-voz de Pence, Devin O’Malley, disse que o vice-presidente retornará à Casa Branca na segunda-feira.

“O vice-presidente Pence continuará seguindo os conselhos da Unidade Médica da Casa Branca e não está em quarentena”, disse O’Malley em comunicado. “Além disso, o vice-presidente Pence testou negativos todos os dias e planeja estar amanhã na Casa Branca.”

Pence deu negativo para infecção por coronavírus novamente no domingo, disseram uma das pessoas. Ele e Trump disseram na semana passada que estão sendo testados diariamente, depois que um membro do serviço militar que trabalha na Casa Branca como manobrista foi infectado.

O vice-presidente está hospedado em sua casa no Observatório Naval dos EUA, em Washington, com muita cautela, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque seu isolamento não foi anunciado publicamente.

A viagem a Iowa na sexta-feira foi adiada por mais de uma hora, para que seis membros da equipe do vice-presidente que estiveram em contato com Miller pudessem desembarcar da Força Aérea Dois. Reynolds e Pence praticaram distanciamento social durante suas aparições conjuntas em Iowa, mas nenhum oficial usava máscara em um par de reuniões com líderes religiosos e executivos de suprimentos alimentares.

Miller também é a principal porta-voz da força-tarefa de coronavírus da Casa Branca, liderada por Pence e que se encontrou pela última vez na quinta-feira. No sábado, após seu diagnóstico, três autoridades de saúde da força-tarefa anunciaram que adotariam medidas de isolamento porque entraram em contato com uma pessoa que está infectada, embora não o nomeiem.

Os chefes da Administração de Alimentos e Medicamentos e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças disseram que se auto-colocariam em quarentena, enquanto Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, disse que praticaria o que chamou de quarentena “modificada” .

Fonte: Bloomberg

Baixe grátis nossos E-books:

Nosso curso de Spread está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso MasterClass está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos

Nosso curso de Análise Gráfica e Técnica está com a turma lotada!

Estamos nos organizando para conseguir atender todos os alunos com excelência. Deixe seu e-mail que em breve vamos abrir uma nova turma e te avisaremos